sábado, 19 de abril de 2014

Os Trabalhadores da Vinha



Ministração: Os Trabalhadores da Vinha

Ministro: Pr. Maurício Nascimento Filho
Data: 21/07/2013
Texto Bíblico Básico – Mateus 20.1 – 15
1º Lê 20. 1-7,
2º Lê 20. 8-11
3º Lê 20.12-15
Considerações Iniciais:
Parábola – Geralmente uma história de curta ou compara baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus ou de sabedoria moral.
A Parábola é uma alegoria, uma forma figurativa do novo reino espiritual plantado por Deus, para a formação de uma nova nação celestial, construída pelo Seu Filho Jesus Cristo - a Pedra fundamental, Cabeça da Igreja Verdadeira, um povo, tribos, raça e nação para Deus.
Vinha  Plantação de Videiras. Vinha é uma planta que produz uvas. O terreno a onde se faz o plantio são chamados de parreiras ou vinha.
Cuidados Na Vinha – Limpar, podar, proteger: do calor, do frio, da umidade relativa, dos fungos, pragas (nas folhas, nos frutos), não podem ser colhidas verdes e nem de vez. Precisa ser colhido no tempo certo.
Algumas questões relevantes:
1ª pergunta: a quem representa o pai de família na parábola?
O Pai de família é Deus...
2ª pergunta: quem são os trabalhadores da vinha?
Os trabalhadores da vinha somos nós, a igreja de Cristo: desde os discípulos até os que serão arrebatados vivos na volta do Mestre...
3ª pergunta: qual a importância do tempo na parábola?
O tempo é importante, pois são contratados trabalhadores em diversas horas do dia:
• Madrugada (versículo 1) = de manhã bem cedo
• Terceira hora (versículo 3) = 9h da manhã
• Hora sexta (versículo 5) = meio-dia
• Hora nona (versículo 5) = 15h (três da tarde)
• Hora undécima (versículo 6) = 17h (cinco da tarde)

Percebe-se que os trabalhadores foram contratados ao longo do dia... logo, uns trabalharam mais; outros, menos...
4ª pergunta: o que causa revolta aos trabalhadores?
Ao final do dia, quando o Senhor da vinha ordena ao mordomo que faça os pagamentos, manda que comece a pagar aos trabalhadores que foram convocados por último: os derradeiros. O mordomo paga o mesmo valor (um dinheiro) a todos os trabalhadores.
Quando os que foram primeiramente chamados veem que os últimos receberam o mesmo valor que eles, revoltam-se contra o pai de família...
5ª pergunta: qual a reação do Pai de família?
O pai de família se exaspera contra os primeiros trabalhadores e lhes diz que Ele pode fazer o que bem quiser com o que lhe pertence. Mostra também a esses trabalhadores que não lhes está sendo injusto, uma vez que está cumprindo o que foi combinado entre eles.
Agora que já entendemos o texto, podemos dele, extrair alguns ensinamentos...
1º ensinamento: Deus é Deus!
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.” (Ap 1.8)
Deus é soberano. Ele é o Senhor! Quem somos nós para questionar suas decisões, ações ou permissões? O versículo 11 de Mateus 20 nos mostra que os primeiros trabalhadores murmuravam contra o Pai de família. Todas as vezes que reclamamos daquilo que o nosso Deus decide sobre nós também murmuramos contra Deus.

2º ensinamento: A graça/salvação é para todos!
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)
João 3.16 é o texto áureo da Bíblia e nos ensina que a graça/salvação é para todos! É interessante notar que, na parábola, embora haja um chamado para o trabalho, não é este que está em questão. O cerne do ensino está na aceitação do chamado e na recompensa por esta aceitação. Isso é tanto verdade que tanto os que foram chamados pela madrugada como os que foram chamados às 5 da tarde receberam o mesmo pagamento.
O chamado do Pai de família refere-se ao convite para ser filho de Deus em Cristo Jesus. O pagamento é a graça/salvação! Você já aceitou o chamado do Pai de família?
Por último, Jesus nos ensina neste ponto que o chamado para igreja é um chamado para o trabalho e que não deve nos importar o galardão, pois o melhor pagamento já recebemos: a graça/salvação.
O que conta no reino dos céus não é nosso esforço ou correria, mas a graça e a misericórdia de Deus: "E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça" (Rm 11.6) "Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16).
3º ensinamento: Não há na igreja crentes maiores ou menores!
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação.” (1ª Pedro 1.17)
Não importa se a pessoa foi um discípulo chamado pelo próprio Mestre ou é um dos crentes que estará entre os crentes do arrebatamento. Não importa se a pessoa nasceu no evangelho ou aceito a Cristo na hora da morte. Todos somos iguais diante de Deus. Na parábola, o Pai de família chamou igualmente a todos os trabalhadores e entre eles não houve maior ou menor em função da chamada.
4º ensinamento: Cabe a nós realizar o trabalho dentro do tempo que temos disponível.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5.15-17)
Como igreja salva, fomos chamados a testemunhar de Cristo na Terra! Não deve importar quando fomos chamados, mas que fomos chamados, e no tempo que temos fazer o melhor que pudermos pela causa do Mestre, conforme a vontade do Pai para as nossas vidas.
CONCLUSÃO
Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. (Mateus 20.16)
O versículo nos ensina uma grandiosa verdade espiritual: Deus não avalia como nós avaliamos! Deus vê corações, não exterior! Deus conhece o secreto da nossa vida, aquilo que ninguém sabe nem vê. É assim que seremos avaliados e julgados...
Segundo a BEP (Bíblia de Estudo Pentecostal), a parábola dos trabalhadores na vinha ensina que a entrada no reino de Deus trata-se de privilégio e não de mérito. Cristo adverte contra três atitudes erradas:
1) não se considerar superior, por ter um emprego ou cargo de sucesso;
2) Não deixar de compartilhar do anseio de Deus em oferecer a sua graça a todos; e
3) Evitar o espírito de inveja para com as bênçãos espirituais dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário